Num mundo competitivo e com tanta tecnologia, o resgate do uso dos sentidos também é uma das tendências mundiais.
Sendo o olfato um dos mais importantes sentidos do ser humano, é possível criar alguns diferenciais através dele.
Podemos citar várias funções do Marketing Olfativo, entre eles:
* Gerar conforto: não há sensação como dormir em lençóis cheirosos ou entrar num ambiente delicadamente perfumado.
* Transmitir cuidado e atenção especial com seus clientes: sem dizer uma só palavra, um ambiente perfumado diz para quem ali entra \"nós temos preparamos esse ambiente para ser agradável, eu me preocupo com seu bem-estar\"
* Traduzir sensações. Os cítricos podem remetem a frescor, herbais a limpeza, especiarias aquecem ...
* Aumentar vendas: lojas perfumadas retém seus clientes por mais tempo. Mais tempo na loja, mais propensão à compras.
* Gerar sensações que melhores as relações em entre as pessoas em ambientes profissionais.
* Ampliar linha de produtos de lojas e hotelaria feitos com o mesmo aroma do estabelecimento.