Blog

A profissionalização do Marketing Olfativo

by in Marketing Olfativo 1 de abril de 2019

O uso de perfumes é milenar. Registros históricos demonstram a prática a partir do Antigo Egito nos rituais religiosos ligados aos deuses.

Desde então, a fabricação de essências passou por diversos processos culturais com diferentes finalidades e a partir da era moderna passaram a ser parte da rotina diária das pessoas como forma de chamar a atenção, criar identidade e agradar um dos sentidos mais aguçados da espécie humana: o olfato.

Curiosamente, apesar de ser um produto comercializado no mercado mundial, existem poucos profissionais especializados no mercado.

A profissão de perfumista é responsável por criar fragrâncias exclusivas advindas de uma enorme carta com mais de 300 opções de essências naturais e sintéticas. O profissional precisa ser extremamente dotado da capacidade de reconhecer aromas e combinações que irão causar as sensações nas pessoas.

Um dos nichos neste amplo mercado é a profissionalização do marketing olfativo.

Não só de perfumes para o público final vive o mercado olfativo global. Responsável por grande parte da ascensão no segmento, o marketing olfativo vem chamando a atenção de empresas que querem se destacar e conquistar o público-alvo.

Apesar de parecer simples, a aplicação do marketing olfativo requer uma análise criteriosa de fatores para atingir as expectativas das empresas. O “cheiro ideal” e a melhor forma de aplicação do produto devem ser analisados por profissionais altamente qualificados para garantir que o aroma irá atrair e demonstrar a identidade, valores e as mais diversas sensações positivas nos consumidores.

Mas como desenvolver a profissionalização do marketing olfativo no mercado nacional?

Como a profissão é recente no Brasil, o marketing olfativo carece de cursos reconhecidos de forma específica. Algumas faculdades em São Paulo oferecem pós-graduação em perfumaria e cursos técnicos são a alternativa para a profissionalização do marketing olfativo no país.

Se você deseja ser um profissional do segmento, saiba que o esforço valerá a pena! Por conta da carência de especialistas, há dificuldade no preenchimento das vagas e a valorização da média salarial pode ser um grande atrativo. Optar por escolas que ofereçam uma ampla grade curricular e aulas teóricas e práticas é uma das alternativas para mergulhar neste mundo repleto de história, cultura, magia e sensações!

Caro leitor se assim como eu você também está interessado na área de marketing olfativo e gostou deste conteúdo, não deixe de curtir, comentar e compartilhar em suas redes sociais afinal de contas a sua opinião é muito importante para nós.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *