Blog

Empresas que fazem Marketing Olfativo

by in Marketing Olfativo 22 de janeiro de 2019

Claramente o olfato é um dos sentidos mais essenciais desde os primórdios, o que levou os nossos ancestrais a aprender caçar e acabar fugindo, cientificamente foi provado que o lado sensorial olfativo e o que guarda a registra as sensações que são mais marcantes seja de forma positiva ou mesmo negativa, mas o que é o marketing olfativo.

E o aroma correto pode sem dúvida evocar as sensações mais vividas e concretas e principalmente esta é a função do marketing olfativo ou marketing sensorial é um recurso dentro do marketing que tem como objetivo estreitar o vínculo emocional entre os clientes e as marcas.

A aplicação deste tipo de conceito ocorre dentro dos pontos de venda ou campanha publicitária de produtos, os americanos foram os primeiros a apresentar este recurso aplicando já nos anos 70, este recurso ajudava a prender os jogadores dentro dos cassinos nas casas de apostas em Las Vegas.

Sim o Marketing Olfativo acabou surgindo na metade dos anos 90 por meio as redes de supermercado que tinham como intenção atrelar os cheiros as áreas de pouco tráfego de consumidores.

O Cheiro de uma Marca

Existe todo um processo dentro da produção de uma fragrância determinada para a marca ou produto, sendo analisados diversos fatores da marca tal como público-alvo, logotipo, segmento de atuação entre muitos outros. E por isso vamos dar um exemplo, para uma empresa que tem loja de público feminino infantil, com uma logo cor de rosa o mais indicado para as fragrâncias seriam as mais doces.

Para um comércio tal como uma lavanderia podemos aplicar as fragrâncias dentro do marketing olfativo para perfumes que remetem a limpeza por exemplo. Para começar a produzir a fragrância é necessário primeiro ter um briefing juntamente com o contratante, onde são identificados os objetivos que devemos atingir com a sensação olfativa e assim este levantamento é repassado para as chamadas casas de fragrância onde são realizados testes até chegar ao resultado final para o cliente.

Para que você entenda melhor no desenvolvimento de um sabão em pó a empresa que produz faz uma espécie de leilão com as diversas fragrâncias que são apresentadas no qual se decide qual aroma se identifica dentro do conceito do produto. É dentro da aromatização de ambientes que o marketing olfativo onde é mais requisitado, as lojas de roupas, lavanderias, hotéis, restaurantes entre outros, mas no entanto a utilização deste recursos em produtos vem sendo cada vez mais usual, isto no intuito  de estrelar a sensação em utensílios que possam ser levados pelas pessoas fidelizando ainda mais o público que vai consumir o produto.

As oportunidades do mercado de Marketing Olfativo

Existe uma escassez muito grande de especialistas em fragrâncias sendo considerada uma grande realidade do marketing olfativo e também da área de cosméticos, no Brasil não existe hoje uma formação muito especifica nesta área e as empresas do segmento acabam por preparar colaboradores internamente, sendo um campo bem vasto.

Caro leitor se assim como eu você também esta interessado na área de marketing olfativo e gostou deste conteúdo, não deixe de curtir, comentar e compartilhar em suas redes sociais afinal de contas a sua opinião é muito importante para nós.

One Comment
  1. Ótimo artigo. Nele conseguimos ver a importância do Marketing Olfativo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *