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Criando diferenciais…

by in Marketing Olfativo 27 de janeiro de 2020

Marcas veem oportunidade para impactar consumidor de forma diferente e assim obter receita extra através do marketing olfativo.

O marketing olfativo tem certamente se ampliado e amadurecido no Brasil. A criação de identidades para as marcas a partir dos cheiros tem sido tão bem sucedida que, em alguns casos, os consumidores chegam inesperadamente a querer levar os aromas dos pontos venda para suas casas.

A oportunidade foi sobretudo percebida por empresas como Equus e Any Any, que estenderam suas linhas pois criaram um elo com os consumidores fora das lojas a partir de produtos que carregam a essência das marcas.

Ações pontuais também são uma forma decerto efetiva de aplicar o marketing olfativo. Em datas comemorativas, a ferramenta pode atrair o consumidor e potencializar as vendas. Esta foi a estratégia utilizada na última Páscoa pelas redes de supermercados Nacional e Mercadorama, do Walmart, presentes nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.

As empresas aromatizaram primordialmente as gôndolas com cheiro de chocolate, entre os dias 6 de março e 24 de abril. Na mensuração dos resultados, a companhia portanto contabilizou um aumento de 30% no faturamento em comparação ao mesmo período de 2010. A utilização do conceito por si só todavia não é determinante para o desempenho das vendas, mas pode contribuir.

“O marketing olfativo é um adicional para promover uma experiência diferenciada. A expansão das vendas fez parte de uma estratégia maior, em que a aromatização estava inserida”, afirma Sandra Valenga, gerente de marketing do Nacional e Mercadorama.


Shoppings devem saber administrar conceito

O shopping Granja Vianna também realizou uma ação pontual, no Dia das Mães deste ano, usando assim o marketing olfativo. Nas compras a partir de R$ 400,00, os consumidores puderam trocar suas notas fiscais por kits de aromatização para ambientes e veículos com o perfume do shopping. A estratégia pretendia criar um vínculo emocional entre o estabelecimento, inaugurado em dezembro de 2010, e os clientes.

Assim, além de tentar promover uma identidade olfativa, os shoppings têm o desafio de administrar todavia o espaço ocupado pelas lojas e seus respectivos aromas, sem que o consumidor passe por uma confusão de perfumes e permitindo embora que cada marca tenha seu território respeitado.

Não há critérios que regulem este processo, mas é possível então que as marcas convivam em harmonia, sem acima de tudo prejudicar uma a imagem da outra. O ideal é que os pontos de venda tenham cheiros próximos da temática de cada empreendimento.

“Todo shopping é construído sob um conceito para atingir um público. Isso leva em conta a seleção das lojas e marcas que farão parte do estabelecimento e poderão utilizar fragrâncias da mesma família, compondo um conjunto maior. No caso do Granja Vianna, como um shopping verde, buscamos notas florais”, explica Andre Svartman, gerente de marketing do shopping Granja Viana.


Fatores que implicam na construção da identidade olfativa

O processo de branding olfativo envolve a saber etapas que estudam o conceito das marcas, cores usadas nos logotipos, visão e missão das empresas, além disso, objetivos a serem alcançados e até variações geográficas.

Marcas com presença expressiva no litoral, por exemplo, buscam criar aromas que lembram o mar, enquanto empresas do interior do Brasil procuram por essências que lembrem o campo, como flores. Contudo, isso não é uma regra, mas um dos critérios de identificação.

Objetivos

Antes de mais nada, os objetivos também são fundamentais para a criação da identidade visual. Há certos cheiros que atuam como estimulantes, na maioria das vezes ligados à comida, como de café, chocolate e pão. decerto associar estes aromas aos produtos é contribui para o processo de decisão de compra.  As possibilidades de aplicação do marketing olfativo é outra vantagem para as empresas.

“Apesar de o conceito ter um apelo para a moda, ele pode ser explorado em consultórios, clínicas de estética, aromatização de domicílios e produtos, como possibilidade para as empresas de ganhar uma receita adicional”, afirma Clóvis Alves, diretor da agência Bio Mist, agência que trabalha com marketing olfativo desde 2000.

Aromatização estimula ampliação de linha de marketing olfativo

Entre as empresas que aproveitaram o sucesso do marketing olfativo para ampliar seus negócios estão a Any Any e a Equus. Assim como acontece com outras marcas, o interesse dos clientes pela fragrância encontrada nas lojas levou as companhias a expandirem suas linhas com cosméticos e aromatizadores que levam o cheiro dos pontos de venda para a casa dos consumidores.

A Any Any já nasceu com uma identidade olfativa, em 1994. “Em 1996, as consumidoras já manifestavam interesse em levar para casa o aroma das nossas lojas. Foi aí que enxergamos a em suma oportunidade para criar uma linha de cosméticos da marca. Hoje, não apenas contamos com sachês decorados mas também com difusores de ar com a fragrância da Any Any”, diz Camila Meurer, coordenadora de marketing da empresa especializada em underwear feminino e masculino.

Registrando memórias com o marketing olfativo

Embora a venda destes produtos representem 6% do faturamento, o maior benefício principalmente é manter a marca na memória dos clientes. A Equus também lançou um home spray, em 2007, com o cheiro das lojas, após iniciar sua estratégia de aromatização, em 2005. Um dos fatores que podem ter estimulado os consumidores a desejar adquirir a essência é o perfume deixado nos produtos da marca de jeans. 

“Ao levar o aroma da Equus para casa, permitimos de fato ao consumidor estar em contato com a marca por mais tempo. Assim, começamos a fazer parte do dia a dia dos clientes, inconscientemente. Mesmo que o home spray represente em resumo apenas 2% das vendas, tornar a marca familiar para os consumidores é o maior benefício ao utilizar o marketing olfativo, explica Priscila Tesser, gerente de marketinga da Equus.

Fonte: http://exame.abril.com.br/marketing/marketing-olfativo-se-estabelece-como-alavanca-de-vendas

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Caro leitor, se assim como eu você está em busca de uma empresa especializada em trabalhar o marketing olfativo e dessa forma gostou deste artigo, não deixe de curtir, comentar e compartilhar em suas redes sociais, afinal de contas a sua opinião é muito importante para nós.

One Comment
  1. Ótimo artigo…
    Marketing Olfativo traz muito resultado para sua marca!
    Recomendo

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