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O que é uma Pirâmide olfativa?

by in Marketing Olfativo 19 de março de 2019

Não tem jeito, constantemente bate aquela dúvida quando precisamos escolher a fragrância do sabonete no supermercado ou o perfume que mais agrada nos grandes magazines. Além dos aromas, sempre pensamos na maior fixação na pele e sensação agradável que o perfume pode proporcionar pelo maior tempo possível.

É perceptível que o perfume vai se alterando com o passar do dia, o cheiro intenso assim que é aplicado vai se transformando em notas diferentes e passando pelo processo natural de evaporação. O nome dado a este processo é pirâmide olfativa, simbologia utilizada para ilustrar o processo de transformação do aroma ao longo de um período aplicado sob o corpo.

As notas de saída (ou de cabeça), representadas pelo topo da pirâmide, correspondem de 10% a 20% da fórmula do perfume, trazem leveza e evaporam com maior rapidez. Geralmente são utilizados os elementos mais frescos, cítricos e verdes, tais como as essências de laranja, limão, bergamota e mandarina. Estas notas são consideradas “a primeira impressão” do perfume.

Em seguida, temos as notas de corpo (ou coração) que trazem a personalidade do perfume. Correspondem a cerca de 40% da fórmula e tendem a ser consideradas “o cheiro que vai ficar na pele”. Notas florais, frutais e marinhas são muito utilizadas nesta composição.

Por fim, lá pelo final do dia após a aplicação, são percebidas as notas de fundo (ou de base) com poder molecular mais alto. Por se difundir com a epiderme, podem chegar de 40% a 50% da fórmula do perfume e determinam a duração que este terá na pele. Musk, madeiras, âmbares e incensos são notas muito utilizadas pera esta finalidade.

Sendo assim, ao escolhermos um perfume, de maneira imperceptível notamos toda a pirâmide olfativa para considerar a possibilidade de agradar ou não o nosso olfato!

Empório Amicis atua no segmento de aromatização de ambientes e no poder do cheiro para resgatar infinitas memórias. Dispõe de uma equipe especializada, atenciosa e profissional para lhe auxiliar a encontrar os melhores aromas para o seu ambiente que reflitam a identidade de sua residência, comércio ou empresa bem como definir a melhor forma de aplicação.

Caro leitor se assim como eu você também está interessado na área de marketing olfativo e gostou deste conteúdo, não deixe de curtir, comentar e compartilhar em suas redes sociais afinal de contas a sua opinião é muito importante para nós.

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